Computação e Conteúdos Culturais
Motivaçáo e Objetivos
(UK version)As tecnologias dos Media e das Artes formam um campo de investigação, relativamente recente, centrado no desenvolvimento e integração das tecnologias de informação e comunicaçáo (TIC) para a interação com conteúdos culturais (música, vídeo, filmes, TV, rádio, artes performativas, etc.). As áreas de investigação relacionadas incluem a análise e o processamento multimédia, novos formatos para os media, aspetos de criação, de busca, de adaptação, de difusão e de apresentação de conteúdos, assim como a interação homem-máquina, os jogos digitais e os aspectos teóricos relacionados com a comunicação, a aprendizagem, a tecnocultura e o entretenimento. As tecnologias dos Media e das Artes têm ligações muito próximas com vários domínios da informática (Computação Gráfica, Computação Sonora e Musical, Inteligência Artificial, Interação Pessoa-Computador, Jogos Digitais, etc.), e têm aplicações potenciais que cobrem desde as novas indústrias criativas, até à educaçáo, saúde, moda e turismo, por exemplo.
Os objetivos desta sessão temática sáo (1) ajudar a um melhor conhecimento do estado da arte desta área de investigaçáo, assim como das tendências temáticas atuais em Portugal, (2) fomentar discussões e atividades de networking entre atores e (3) contribuir para a consolidaçáo da investigaçáo científica nesta área em Portugal.
Convidamos à submissáo de trabalhos de investigadores académicos e da indústria. A sessão sobre Computação e Conteúdos Culturais tem suporte do projeto Media Arts and Technologies, NORTE-07-0124-FEDER-000061, financiado pelo programa ON.2 - O Novo Norte, National Strategic Reference Framework (NSRF), European Regional Development Fund (ERDF), e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Tópicos de Interesse
Os tópicos de interesse incluem (porém náo se limitam a):
- Interação com informação musical
- Recomendação musical e Music Information Retrieval
- Análise computacional de áudio/música
- Geração procedimental de música
- Interfaces para interação musical
- Design de som
- Conteúdos sociais e convergência digital
- Social TV
- Interação com segundo ecrã
- Distribuição multiplataforma
- Aplicações multimédia sensíveis ao contexto
- Adaptação e personalização de conteúdo
- Recomendação de conteúdos multimédia
- Experiências imersivas
- Experiências multimédia participativas
- Aplicações multimédia em ambientes móveis
- Criação e gestão de conteúdos
- Aspectos sociais nos novos serviços de media
- Jogos Digitais
- Design gráfico e de som para jogos digitais
- Estudos sobre a experiência do jogador
- Estudos artísticos, sociais e culturais sobre jogos digitais
- Gamification
- Geração procedimental de conteúdos para jogos digitais
- Interação em jogos digitais e design centrado no jogador
- Jogos digitais baseados na localizaçáo, jogos pervasivos e de realidade aumentada ou mista
- Jogos sérios e aprendizagem baseada em jogos
- Modelação e animaçáo
- Narrativa em jogos digitais e narrativa transmédia
- Ambientes virtuais, multissensoriais e imersividade
- Arte e comunicação
- Media art
- Cultura digital
- Interfaces e interactividade
- Arte digital
- História das artes tecnológicas
Comissão de Programa:
- António Coelho, (FEUP e INESC TEC) - Coordenação
- Cristina Sá, (U. Católica Portuguesa / UC Berkeley) - Coordenação
- Matthew Davies, (INESC TEC) - Coordenação
- Paula Viana, (ISEP/IPP e INESC TEC) - Coordenação
- Adérito Marcos, (U. Aberta)
- Carlos Vaz de Carvalho, (ISEP/IPP)
- Gilberto Bernardes, (INESC TEC)
- Heitor Alvelos, (FBAUP)
- Leonel Morgado, (U. Aberta)
- Maria Teresa Andrade, (FEUP)
- Maximino Bessa, (UTAD)
- Miguel Carvalhais, (FBAUP)
- Miguel Leitão, (ISEP/IPP and INESC TEC)
- Nelson Zagalo, (U. Minho)
- Nuno Correia, (FCT/UNL)
- Paula Escudeiro, (ISEP/IPP)
- Rui Nóbrega, (FEUP)
- Rui Penha, (FEUP e INESC TEC)
- Rui Rodrigues, (FEUP e INESC TEC)
- Teresa Chambel, (FCUL)
- Thibault Langlois, (FCUL)