Computação Móvel e Ubíqua
Motivação e Objetivos
A computação Móvel e Ubíqua é uma área de investigação consolidada. Para tal contribuem um conjunto de actividades e publicações de referência (conferências como a Mobicom, a Mobisys, a Ubicomp, ou a MobileHCI; revistas como a Transactions on Mobile Computing ou IEEE Pervasive Computing, e grupos de interesse como o SIGMOBILE), suportados por organizações internacionais de renome como a ACM e o IEEE.
A computação móvel e ubíqua resulta da possibilidade de utilizar dispositivos móveis para aceder a informação e serviços em qualquer lado (telemóveis/smartphones, computadores portáteis, RFID, redes de sensores, etc.), e da crescente disponibilidade de sensores para monitorizar a envolvente humana (ambiente, monitorização de sinais fisiológicos, etc.) no dia a dia. Este contexto por um lado resulta da recente evolução extremamente rápida na área da computação móvel e das redes sem fios. Por outro, reforça o seu contínuo avanço para melhorar desempenho e suportar novos serviços e aplicações, abrindo novas oportunidades e imensos desafios a vários níveis (por ex., arquiteturas, gestão de energia, middleware, interfaces ou desenvolvimento de novos serviços).
Esta sessão tem como objectivo ser o ponto de encontro de todas as pessoas que em Portugal, no mundo académico, em empresas ou outras instituições, estejam interessadas em apresentar os seus trabalhos e trocar ideias na área da computação móvel. É́ fortemente incentivada a participação de jovens investigadores que buscam a divulgação, a crítica construtiva e o encorajamento ao seu trabalho.
No contexto nacional existem vários grupos de investigação que abordam os desafios subjacentes aos tópicos em causa. Além disso, esta área é também extremamente relevante ao nível lectivo sendo os tópicos em causa leccionados em grande parte das Universidade portuguesas que oferecem cursos na área da Engenharia Informática. É ainda de notar que existem em Portugal algumas empresas na área da computação móvel que são os naturais destinatários dos alunos formados nas Universidades com conhecimentos nas matérias em causa.
Tópicos de Interesse
A sessão INForum CMU procura submissões de artigos (em português ou inglês) na área da Computação Móvel e Ubíqua no seu sentido abrangente, descrita, de forma não exaustiva, pela seguinte lista de tópicos:
- Desenho, implementação e avaliação de sistemas móveis
- Sistemas operativos e middleware de computação móvel
- Suporte de Middleware e arquitecturas de serviços para aplicações móveis
- Suporte à gestão de recursos e energia em dispositivos móveis
- Descoberta de recursos em ambiente móvel
- Redes móveis e ad-hoc
- Redes de sensores
- Aplicações móveis
- Aplicações e sistemas RFID, e afins
- Replicação, difusão e coerência de dados em ambientes móveis
- Acesso a dados em ambientes móveis
- Gestão de interfaces e usabilidade em aplicações móveis
- Dispositivos "wearable" e "handheld" no contexto do desenho de sistemas
- Suporte a sistemas de redes sociais
- Sistemas de localização e de adaptação ao contexto
- Qualidade de serviço e segurança em sistemas móveis
- Sensoriamento participado e oportunístico
Comissão de Programa
- Adriano Moreira, Univ. Minho
- Ana Aguiar, Univ. do Porto
- Ana Paula Afonso, Univ. de Lisboa
- António Coelho, Univ. do Porto
- Carlos Baquero, Univ. Minho
- Dulce Domingues, Univ. de Lisboa
- Filipe Pacheco, ISEP
- Frutuoso Silva, Univ. Beira Interior
- Helena Rodrigues, Univ. Minho
- Hugo Miranda, Univ. Lisboa
- Jorge Sá Silva, Univ. Coimbra
- José Maria Fernandes, Univ. Porto
- Paulo Ferreira, Univ. Técnia Lisboa
- Pedro Brandão, Univ. Porto
- Rui Prior, Univ. Porto
- Ricardo Morla, Univ. do Porto
- Sérgio Duarte, Univ. Nova Lisboa
- Susana Sargento, Univ. Aveiro